Neste sábado (22), a Secretaria do Trabalho e Emprego (Setre) esteve presente no CSU Parque Piauí para a aula inaugural do Programa Acredita no Primeiro Passo, iniciativa voltada para formação de famílias de baixa renda cadastradas no CadÚnico interessadas em adquirir conhecimentos relacionados ao empreendedorismo.
Inicialmente, o programa irá ofertar 2 mil vagas para qualificação em aproximadamente 31 municípios piauienses e contará com o apoio da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (Fadex). Segundo o secretário Zé Santana, tais ações confirmam a importância de somar esforços às realizações já executadas pelo Governo estadual por meio da Setre.

“É a junção de esforços: governo federal, Banco do Nordeste, Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e a Fadex da Universidade Federal do Piauí trazendo esta aula inaugural. O [programa] Acredita é algo reconhecido e temos visto essa atuação de forma bem ampla no Piauí, com a capacitação, a qualificação e o acesso a crédito diferenciado com baixo custo para que possam realmente ser inseridos no mercado de trabalho através das próprias iniciativas, seja como profissionais liberais e também de outras formas”, destaca o secretário.
Para a aluna do Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Família Agrícola, Kamila Gomes, 18 anos, o curso é uma oportunidade de conhecimento e novas perspectivas. “Estou com bastante expectativa com relação a esse curso, principalmente pela oportunidade de aprender sobre gerenciar o próprio negócio e a questão financeira. Minha mãe tem o próprio negócio, ela abriu uma loja de roupas e eu creio que esse curso vai me ajudar muito a passar o que eu aprendi aqui pra ela”, afirma Kamila.
A iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) também oferece cursos profissionalizantes, direcionamento para quem busca emprego e acesso a microcrédito com juros baixos, além de orientação especializada para quem deseja abrir o próprio negócio.