O Programa Qualifica Piauí, coordenado através da Secretaria de Emprego e Trabalho(Setre), entrega os certificados aos 30 alunos do curso de Gastronomia em Esperantina, município ao norte do estado.

A área da alimentação é importante e está em franco crescimento exigindo profissionais em constante atualização. Assim, alinhado com as necessidades do mercado, o curso desenvolveu conhecimentos no segmento de fast food (comidas rápidas), ampliando as oportunidades dos participantes, assim como as possibilidades de empreendedorismo.
gundo o secretário Zé Santana, os cursos se alinham com as necessidades dos mercados locais e teve alta aderência junto à população. “O mercado de alimentos tem muitas possibilidades e o curso foi bastante procurado. Uma sinalização importante do quanto estamos alinhados às demandas locais e o quanto a população tem interesse em adquirir conhecimento”, reforça o secretário.

A instrutora do curso de Gastronomia, Miriam Aquino, fala sobre o curso e a aplicação do aprendizado no dia a dia. “Aqui vamos fazer pizza, bolos, salgados, diversas coisas que podem vender rapidamente. Quanto ao empreendedorismo, uma alternativa é colocar na porta da sua casa, ou mesmo sair na bicicleta, por exemplo, vendendo para vizinhos, conhecidos. Se torna algo bem rápido e interessante para incrementar a renda”, explica Miriam.
A ação percorre todo o estado através da unidade móvel itinerante proporcionando a descentralização das formas de ensino e atendendo as demandas específicas de cada município.