14 Dezembro, 2017 12:06

Feira da Economia Solidária movimenta quase 100 mil reais

Jean Carlos
Artigos natalinos foram o forte desta edição de dezembro

Em clima de Natal, a Feira Estadual da Economia Solidária preencheu o pátio da Seduc com um colorido natalino, stands com exposição de produtos artesanais para o período que estamos vivenciando, foi o forte desta edição de dezembro. Dos dias 11 a 13, a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), realizou sua última Feira deste ano.

Participaram desta edição 60 empreendimentos, dentre associações e cooperativas, com exposição e venda de produtos de produção artesanal, artesanato em tecido, artesanato em cerâmica e madeira, artigos de produção recicláveis, além de produtos gastronômicos e vestuários. Destes, 23 empreendimentos participaram pela primeira vez, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Habitacional (ADH), a Setre disponibilizou 13 stands para a Associação dos Moradores do Bairro Jacinta Andrade, como também, participação de outras cidades como Itainópolis localizada a 365 km de Teresina.

A Feira é organizada pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) e coordenada pela à Diretoria de Empreendedorismo, Associativismo e Cooperativismo (DEAC), com apoia do Governo do Estado, que, juntos buscam fortalecer a economia do nosso Estado.

Segundo a Diretora da DEAC, Marilene Aguiar os objetivos corresponderam além das expectativas. “A feira correspondeu nossa expectativa. Foram 60 empreendimentos com variados produtos, a procura foi muito grande para o cadastro, ficaram ainda pessoas sem conseguir espaço devido o local pequeno. O nosso intuito é aumentar a geração de renda fomentando o empreendedorismo no Estado, em busca de melhor qualidade de vida às famílias e valorizando o potencial da nossa gente. Com a oportunidade de comercializar o que é produzido pela economia solidaria, associações, cooperativas e todos que buscam oportunidade de geração de renda”, pontuou a Marilene Aguiar.

A Feira Estadual da Economia Solidária desta edição gerou renda de 23. 680, 00 reais. Fechando o ano com um saldo geral de 95. 438, 00 reais, com forte crescimento de agosto a dezembro. No primeiro semestre o acumulado foi de 27. 098, 00 reais, no segundo semestre foi de 68. 340, 00 reais, totalizando o montante anual de 95. 438, 00 reais.

Para as próximas edições em 2018, a Setre estuda novas metas e traça novos planos, como a expansão da Feira para um espaço maior que acomode mais empreendimentos, associações e cooperativas, como também, levar o evento para outros municípios do Estado.