Sobre a Setre

A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo é o órgão responsável pelo desenvolvimento das políticas públicas de trabalho, emprego e qualificação profissional, tendo como finalidade planejar e executar as políticas de emprego e renda e de apoio à formação do trabalhador e a economia solidária.

Missão

A sua missão é promover o trabalho decente, o emprego, a renda, o artesanato e a qualificação profissional, por meio de políticas públicas, dentro de uma perspectiva emancipatória, visando o desenvolvimento humano, inserindo no mercado, que cada dia fica mais exigente e competitivo.

Trabalhando para garantir à população os direitos e as condições para exercer a cidadania com dignidade.

Atendimento ao Trabalhador e Empregador

Coordenação e desenvolvimento de ações do Sistema Público de Emprego – Sine junto aos municípios do Piauí, através dos órgãos públicos e entidades sociais, em conjunto com as Comissões Municipais de Emprego, colocando em prática a Política Pública de Trabalho, Emprego e Renda, dando informações e orientação sobre o mercado de trabalho, fazendo a intermediação de mão de obra, seguro desemprego, qualificação de mão de obra e apoio ao trabalho autônomo.

Qualificação Profissional

Desenvolvimento de programas e ações articuladas e sinérgicas, que visam inserir o cidadão no mercado de trabalho, impulsionando a geração de renda, através da qualificação profissional, tendo em vista o emprego, o cooperativismo, o associativismo, o empreendedorismo e o microcrédito.

Ocupação e Renda

Desenvolvimento de ações que objetivam consolidar e promover ações de fortalecimento do associativismo e cooperativismo em conjunto com os parceiros financiadores, formulando, articulando e coordenando as políticas públicas e os programas que promovam o empreendedorismo.

Características da Secretaria

  • Instituição governamental;
  • Âmbito estadual;
  • Ação centralizada e descentralizada;
  • Atendimento de públicos diferenciados;
  • Organização que fortalece a participação municipal;
  • Participação da sociedade civil.

Seus principais objetivos são:

  • Desenvolver e Fortalecer o Sistema Público Estadual nas áreas do trabalho, do emprego, do desenvolvimento e do empreendedorismo;
  • Qualificar profissionais com os cursos oferecidos nos municípios, inserindo no mercado profissionais qualificados; 
  • Fortalecer o Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda;
  • Fomentar a cultura empreendedora da população da capital;
  • Intermediar mão de obra, informando, orientando e encaminhando no mercado de trabalho;

A Setre se propõe não só criar de meios para geração de ocupação e renda, mas também, estimular que as ocupações desenvolvam-se em condições tais que representem meios efetivos de alcance de condições dignas de vida. Isso é trabalho decente.