08 Agosto, 2017 11:58

Feira Economia Solidária da Setre já tem data marcada para a próxima edição

Leandro Soares
Dona Margarete, Diretora da DEAC Marilene Aguiar e Maria Sonia, Coordenadora da DEAC

Mensalmente a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), realiza no Centro Administrativo de Teresina, no pátio da Seduc, a Feira de Economia Solidária, reunindo artesãos, associações e cooperativas de pequenos produtores da Capital e cidades do interior do estado. Para a próxima edição, as datas já foram definidas. Nos dias 04,05 e 06 de setembro.

Três dias, onde os empreendedores mostrarão suas criatividades e as mais variadas novidades no empreendedorismo piauiense, como o stand de bolos caseiros da Margarete, que será a novidade desta edição. Cerca de 30 empreendimentos de todo o Estado irão mostrar e vender seus produtos de variados tipos, para assim fomentar a nossa economia.

A Diretora de Empreendedorismo, Associativismo e Cooperativismo da Setre, Marilene Aguiar, mostra bastante empolgação para a primeira Feira da sua gestão, e explica que para participar, o interessado deve procurar a Setre e realizar um simples cadastro. "Com muita empolgação e motivação, já busco trazer novidades para a Feira que todos os meses a Secretaria realiza no Centro Administrativo. E aqueles que desejaram expor e comercializar os seus produtos devem nos procurar e preencher um cadastro. Fazemos uma avaliação da qualidade do produto que pretende ser comercializado e se preciso ofertamos consultoria para melhorar a qualidade e apresentação do produto", explica a Diretora.

Os produtos ofertados na feira são orgânicos, recicláveis, artesanato em tecido, em madeira, cerâmica e gastronomia. São expostos para vendas bonecas de pano, crochê, bordado, chinelos, porta-joias, roupinhas para bebês, travesseiros, kits banho, toalhas de mesa, tapetes, redes, bolsas, doce de caju e ameixa brownie, doce de batata e banana, produtos feitos com fibra e talo de buriti, produtos orgânicos e fitnnes e bolos caseiros.

A economia solidária vem cada dia mais ganhando espaço no cenário econômico atual, de acordo com Gessivaldo Isaías, Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, é um forma de economia democrática. "A Economia Solidária é mais participativa, justa e democrática. O que estamos fazendo é um projeto piloto que pode ser copiado e estimulado por outros órgãos, prefeituras e até mesmo pela iniciativa privada. Um feira como essas tem baixo custo e gera renda para as famílias que participam", finaliza o Secretário. 

Alguns empreendimentos já confirmaram presença, como: GMBPAPI (Grupo de Mulheres Bordadeiras do Parque Piauí). ASMIPI (Associação dos Microprodutores do Parque Piauí), Nazaré Biscuit, De Tudo um Pouco, 100% Artesanato, ABARC (Associação Beleza das Artes), Arts Decorações, Mulheres Evangélicas, Caminho Saudável, Seyça Biscuit, Cleide Arts, Artes Shofia, Borboleta Azul, Fran Boneca e OPORSOL (Oportunidade de Renda Solidaria).

E se você possui um empreendimento e gostaria de participar da Feira Economia Solidária, venha fazer sua inscrição na Setre, dos dias 08 a 31 de agosto na Coordenação de Empreendedores na Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo, localizado no Centro Administrativo das 07h 30min às 13h 30min.