05 Abril, 2017 10:23

Governo leva qualificação profissional através do "Setre nos municípios"

Ascom Setre
Setre nos Municípios leva qualificação aos piauienses

O mercado de trabalho mostra-se cada vez mais competitivo, e as qualificações necessárias para que um candidato preencha uma vaga ficam cada vez mais exigentes. Embora o mercado viva um momento de retração, ainda há bastante vagas e áreas aquecidas, todavia algumas não são preenchidas, pois faltam profissionais qualificados.                                         

Com objetivo de oferecer a qualificação profissional que o mercado necessita, o Governo do Piauí, por meio do Programa ‘Setre nos Municípios’ executado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), vem levando aos piauienses de norte a sul do estado cursos profissionalizantes. Apenas no primeiro trimestre foram quase 1000 alunos qualificados em 11 municípios piauienses.

Alunos aprendem teoria e prática

O programa 'Setre' nos Municípios visa qualificar trabalhadores de comunidades carentes para investirem em uma melhor carreira profissional, por meio de cursos profissionalizantes. O programa é realizado de forma itinerante com quatro caminhões equipados com salas de aulas e que contam com uma tecnologia de ponta e a estrutura necessária para a realização das atividades práticas e teóricas.

Gessivaldo Isaías, secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, destacou o propósito do programa. “Nós acreditamos que a qualificação profissional é a chave para uma carreira de sucesso e para uma vida mais digna dos trabalhadores. Por esse motivo, criamos o programa 'Setre' nos Municípios que vai até essas pessoas levando cursos profissionalizantes que podem modificar a vida delas”, declarou o gestor.

Gessivaldo Isaías - Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo

No decorrer dos cursos, são ofertadas palestras e minicursos para os alunos a respeito do mercado de trabalho e empreendedorismo. Após a conclusão dos cursos, os participantes recebem os certificados que comprovam a aptidão para ingressar no mercado de trabalho, além disso, contam com oportunidades de emprego ofertadas por meio do cadastro realizado pelo Sine em parceria com a secretaria.