22 Novembro, 2017 11:28

Piauí fecha com saldo positivo o Caged do mês de outubro

Glicia Linhares
O Piauí ocupa a 5ª posição no Ranking Nacional do Caged

O Piauí tem se destaca cada vez mais na geração de empregos formais segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o número de vagas de empregos com carteira assinada superou as demissões no nosso Estado no mês de outubro. De acordo com os dados do divulgados nesta segunda-feira (21), pelo Ministério do Trabalho, o Piauí fechou com saldo positivo de 0,55% no percentual de admissões e demissões no mês de outubro.

De acordo com os dados, o Piauí contratou 8 071 pessoas em empregos formais, sendo o quarto estado do Nordeste com a maior geração de empregos formais no Brasil, ficando atrás do estado do Alagoas, Sergipe e Pernambuco. Nove Estados da região fecharam o mês com saldos positivos de geração de empregos de acordo com o Caged.

Por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), órgão que trabalha para a melhoria na geração de emprego e renda junto ao Sine/PI, tem se conseguido cada vez mais driblar a crise do desemprego em nosso Estado. Como avalia o gestor da Setre, Gessivaldo Isaías. “Em meio à crise econômica temos fortalecido a oferta de cursos profissionalizantes no Estado, estimulando as empresas a caminhar na contra mão do desemprego. O Sine diariamente tem ido à procura e capturado vagas, encaminhando os trabalhadores para o mercado de trabalho, tendo a cada semana alegria de estarmos crescendo e dando melhorias para o nosso estado,” pontuou o Secretário.

O Estado tem se destacado mês após mês na criação de novos postos de trabalho. Numa comparação entre admissões e demissões, o Piauí teve um saldo positivo de 1.614 novas vagas, subindo duas posições e ocupando agora a 5ª posição no ranking Nacional.

Das 27 unidades da Federação, apena três tiveram saldos negativos, mostrando que o País está superando o desemprego criando novas vagas de trabalho com carteira assinada. Desde o ano passado, o Piauí vem se destacando na criação de vagas. No mês de janeiro, o Piauí fechou o mês como o primeiro do Nordeste, mantendo-se entre os três primeiros na posição em abril, em maio manteve-se novamente em primeiro, em junho fechou em segundo, e agora em quinto, mas, com saldo positivo.