19 Setembro, 2017 12:08

Setre faz certificação do Programa Viva Semiárido em mais três municípios do Estado e encerra a primeira etapa do programa

Glicia Linhares
Os cursos ofertados foram: Informática, Segurança do Trabalho e Eletricista.

No último fim de semana a Secretária de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), fez a certificação dos Cursos do Programa Viva Semiárido (PVSA), em mais três municípios do interior do Estado. Comunidade Baixa dos Cocos em Oeiras, Assentamento Cachoeira em Paulistana e Queimada Nova.

No total, 77 alunos capacitados. Sendo 25 na Comunidade Baixa dos Cocos com o curso de Informática, 26 no Assentamento Cachoeira com o curso de Segurança do Trabalho e 26 em Queimada Nova com o curso de Eletricista. Os cursos foram divididos em aulas práticas e teóricas, 20h horas teóricas e 60h práticas, totalizando 80h de curso, distribuídos em 20 dias.

De acordo o Secretário do Estado de Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaías, a Setre avalia como positiva esta primeira fase do PVSA. “Acreditamos que a educação de nossos jovens é o caminho para reduzirmos a pobreza em nosso Estado. O programa trabalha para aumentar a produção do trabalhador e aperfeiçoar com qualificação profissional os seus conhecimentos, melhorando o padrão de vida através de uma renda financeira que possa entrar nas famílias carentes no nosso semiárido. Essa primeira etapa foi satisfatória, pois atingimos a nossa meta de jovens certificados”, explicou Gessivaldo Isaías. 

Os Jovens capacitados pelo PVSA constam com a faixa etária de 16 a 29 anos. No total, 25 matriculas foram disponibilizadas por cada turma. Finalizando esta primeira etapa do programa, a Setre capacitou 250 jovens com qualificação profissional na educação contextualizada para convivência com o semiárido, com os cursos de Mecânica de Moto, Empreendedorismo Rural, Agronegócio e Empreendedorismo, Fabricação de bolos e Salgados, Associativismo e Cooperativismo, Informática, Segurança do Trabalho e Eletricista.

Nesta primeira etapa do PVSA, 10 cidades já foram contempladas. São Raimundo Nonato, Fartura do Piauí, Picos, Vera Mendes, Itainópolis, Oeiras, Barra d’Alcântara, Pimenteiras, Paulistana e Queimada Nova. Para a segunda etapa, a Secretária de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), fará uma análise desta etapa que se encerrou para abrir uma licitação para a próxima executora dos cursos, nesta etapa os cursos ficaram por conta da Fundação de Proteção ao Meio Ambiente e Ecoturismo do Estado do Piauí (FUNPAPI).

O Programa Viva o Semiárido tem como objetivo reduzir a pobreza, aumentar a produção e melhorar o padrão de vida das populações carentes do semiárido piauiense. E como meta para os próximos cursos, a Secretaria pretende focar na mulher. 50% das inscrições serão preenchidas por mulheres, visto que nesta primeira etapa a participação delas nos cursos foi um pouco insatisfatório. O primeiro quesito para atingir esta meta será um levantamento em cada comunidade que será angariada com o projeto, de qual curso será satisfatório para elas.

Por fim, participaram da solenidade de certificação, Cleia Alves, representando a Secretária de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre), coo executora do PVSA; Ali Barros, Presidente da FUNPAPI e o vereador de Oeiras, Gilmar (PT).